Estamos empolgados em dar o próximo passo para trazer uma arquitetura com escalabilidade e dedicada às suas experiências de pesquisa, com a apresentação dos Nós de Pesquisa do Atlas na pré-visualização pública para o Google Cloud.
Depois do nosso anúncio inicial dos Nós de Pesquisa em junho de 2023, estamos acelerando rapidamente o acesso à arquitetura dedicada com mais escalabilidade, começando com a disponibilidade geral no AWS e agora expandindo para a pré-visualização pública no Google Cloud. Vamos fornecer um pouco mais de contexto sobre o que são os Nós de Pesquisa e porque eles são importantes para qualquer experiência de pesquisa executada em escala.
Os Nós de Pesquisa fornecem infraestrutura dedicada para volume de trabalho no Atlas Search e Vector Search para fornecer controle ainda maior sobre os volumes de trabalho de pesquisa. Ele isola e otimiza os recursos de computação para dimensionar as necessidades de pesquisa e de banco de dados de forma independente, proporcionando um desempenho melhor em escala e maior disponibilidade.
Uma das últimas coisas com que os desenvolvedores querem lidar ao criar e dimensionar aplicativos é ter que se preocupar com problemas de infraestrutura. Qualquer tempo de inatividade ou experiência ruim para o usuário representa perda de usuários ou de receita, principalmente quando se trata do seu banco de dados e da experiência de pesquisa. Esse é um dos motivos pelos quais os desenvolvedores recorrem ao MongoDB, dada a facilidade de uso de um sistema unificado para seu banco de dados e solução de pesquisa.
Com a introdução dos Nós de Pesquisa do Atlas demos o próximo passo para fornecer aos nossos desenvolvedores o máximo de controle, podendo permanecer flexíveis e dimensionar os volumes de pesquisa sem sermos forçados a provisionar o banco de dados em excesso. Ao isolar os volume de pesquisa e de banco de dados e manter os dados do cluster de pesquisa sincronizados com os dados operacionais automaticamente, o Atlas Search e o Atlas Vector Search eliminam a necessidade de executar uma ferramenta de ETL separada, o que leva tempo e esforço para configurar e é mais um ponto de falha para seu aplicativo de dimensionamento. Isso proporciona desempenho superior e maior disponibilidade, além de reduzir a complexidade da arquitetura e o desperdício de tempo de engenharia na recuperação das falhas de sincronização. De fato, observamos uma redução de 40% a 60% no tempo de query para muitas consultas complexas ao mesmo tempo em que eliminamos as chances de qualquer contenção de recursos ou tempo de inatividade.
Com apenas uma troca rápida de botões, os Nós de Pesquisa no Google Cloud oferecem aos usuários existentes do Atlas Search e do Vector Search os seguintes benefícios:
-
Maior disponibilidade
-
Escalabilidade aumentada
-
Isolamento da carga de trabalho
-
Melhor desempenho em escala
-
Melhor desempenho de consulta
Oferecemos tanto Search Nodes específicos com alto consumo de computação para pesquisa de texto baseada em relevância quanto uma opção otimizada para memória, que é ideal para casos de uso de produção semântica e RAG com o Atlas Vector Search. Isso faz com que os problemas de contenção ou disponibilidade de recursos sejam coisa do passado.
Os Nós de Pesquisa são fáceis de configurar, para começar acesse a interface do usuário do MongoDB e faça o seguinte:
-
Navegue até a seção "Sistemas de Banco de dados" na interface do usuário do MongoDB
-
Clique no botão verde “+Criar”
-
Para ativá-lo, na página "Criar novo cluster" altere o botão de opção do Google Cloud para "Multinuvem, multiregião e isolamento do volume de trabalho"
-
Para habilitá-los, alterne o botão de opção para "Nós de Pesquisa para isolamento do volume de trabalho". Selecione o número de nós na caixa de texto
-
Marque a caixa de seleção do contrato
-
Clique em "Criar cluster"
Para usuários existentes do Atlas Search, clique em "Editar configuração" na interface do usuário do MongoDB Atlas Search e habilite o botão que alterna para o isolamento do volume de trabalho. Em seguida, as etapas são as mesmas mencionadas acima.
Confira nossos documentos para saber mais!