Já completamos mais de três meses de nossa turnê mundial MongoDB.local, que começou em Nova York no início de junho. Desde então, continuamos a introduzir melhorias no produto e novos recursos, desde o GA do MongoDB para VS Code até o MongoDB 7.0 e Queryable Encryption. Hoje, tenho o prazer de compartilhar os destaques dos recentes anúncios de produtos da nossa conferência em Londres esta manhã.
Experiências de desenvolvedor eficientes e inteligentes para construção com MongoDB
Sempre estivemos comprometidos em fornecer a melhor experiência ao desenvolvedor porque sabemos que o tempo do desenvolvedor é um dos bens mais preciosos em qualquer organização. Quando analisamos as tarefas mais comuns que os desenvolvedores realizam diariamente, reconhecemos duas áreas que precisam ser melhoradas: tornar o desenvolvimento no Atlas mais eficiente e facilitar a gravação de consultas no MongoDB.
Queremos oferecer aos desenvolvedores a maneira mais ergonômica de trabalhar com o MongoDB Atlas durante toda a sua jornada. Para muitos desenvolvedores, essa jornada começa trabalhando com o MongoDB localmente antes de migrar para a cloud – e é por isso que estamos investindo em uma excelente experiência de desenvolvimento local. A partir de hoje, os desenvolvedores podem usar a CLI do Atlas para managed ambientes de desenvolvimento local com a mesma experiência do Atlas cluster na cloud.
Além de facilitar a implantação e managed de instâncias de desenvolvimento, também queremos levar a amplitude de nossa plataforma de dados de desenvolvedor para ambientes locais. A nova experiência Atlas CLI, disponível em versão prévia pública, também vem com Atlas Search e Atlas Vector Search integrados para que os desenvolvedores possam criar e managed índices de pesquisa e consultas em seus fluxos de trabalho de desenvolvimento. Este é o primeiro de mais investimentos que virão à medida que continuamos a construir uma experiência perfeita para serviços no Atlas, desde sandbox até testes e produção.
O outro problema que queremos resolver é a velocidade, e estamos entusiasmados em usar a tecnologia de IA generativa para apresentar diversas novas experiências inteligentes para desenvolvedores. Consultar dados deve ser tão fácil quanto fazer uma pergunta em uma linguagem que lhe pareça natural. Os desenvolvedores agora podem fazer perguntas em inglês simples e o Compass, nossa GUI do MongoDB, gerará a consulta correspondente na sintaxe da linguagem de consulta do MongoDB. Desde consultas simples até agregações mais complexas, esta experiência reduzirá o atrito de aprender a linguagem de consulta do MongoDB e ajudará os desenvolvedores a iterar e construir novos recursos mais rapidamente. Também estamos introduzindo uma nova interface de linguagem para Atlas Charts para que os desenvolvedores possam visualizar facilmente os dados no MongoDB e um chatbot de IA para nossos recursos de documentação.
Para clientes que estão embarcando em uma jornada de migração do uso relational database para o MongoDB, uma das etapas mais difíceis e importantes é a conversão de centenas, senão milhares, de consultas e códigos de aplicativos. Disponível agora em visualização privada, a conversão de consulta SQL no Relational Migrator pode converter consultas e procedimentos armazenados em sintaxe de linguagem de consulta MongoDB em escala, transferindo recursos desde a criação de consultas até a revisão e implementação.
Execute o MongoDB em qualquer lugar – da borda à cloud
Um dos benefícios do MongoDB do qual nos orgulhamos desde o início é a flexibilidade de construir com ele em qualquer lugar - em uma máquina local para desenvolvimento, totalmente managed em diversas cloud públicas, no local ou em uma cloud privada, e até mesmo em dispositivos móveis e de ponta. À medida que a mobilidade e a IoT se tornam mais essenciais para as operações em todos os setores, um dos principais requisitos é ser capaz de sincronizar e mover dados entre ambientes. Hoje, temos o prazer de anunciar o Atlas for the Edge, que aproxima os recursos de processamento e armazenamento de dados de onde eles são mais necessários – exatamente onde os dados são gerados.
Com os servidores Atlas Edge que podem ser implantados em qualquer lugar e com resolução de conflitos integrada, os clientes podem criar facilmente arquiteturas hub and spoke para potencializar as experiências do cliente que exigem latência ultrabaixa ou computação mais pesada perto de onde os dados são gerados. Da fabricação ao varejo e à saúde, o Atlas for the Edge permite que os clientes descubram mais casos de uso que dependem de uma camada de dados conectada em cloud pública, locais de computação no local ou na borda, além de sensores e dispositivos.
Crie a próxima geração de aplicativos baseados em IA com uma plataforma de dados de desenvolvedor
Desde nosso anúncio de visualização pública no início deste ano, vimos muito interesse no Atlas Vector Search, particularmente na construção de arquiteturas RAG (geração aumentada de recuperação) para aplicativos alimentados por IA generativa. Desde startups até empresas estabelecidas, os clientes estão ansiosos para construir aplicações mais inteligentes com o apoio de uma plataforma moderna, altamente escalável e de alto desempenho. A capacidade de armazenar incorporações de vetores junto com fontes e metadados simplificou a forma como os desenvolvedores incorporam GenAI em aplicativos novos e existentes e, com a introdução do estágio de agregação $vectorSearch, será ainda mais fácil pré-filtrar e ajustar os resultados usando a linguagem de consulta MongoDB , tudo em uma única plataforma no Atlas.
Finalmente, reconhecemos a necessidade de capacitar os desenvolvedores com recursos práticos para expandir suas habilidades e conhecimentos. Além dos novos conteúdos disponíveis na MongoDB University, anunciamos o MongoDB Press, um meio para publicação de conhecimento técnico e de liderança sobre o MongoDB. Os dois primeiros livros são sobre agregações e domínio do MongoDB 7.0. Também adicionamos uma biblioteca de soluções em nosso site com casos de uso organizados por setores verticais do setor para mostrar a arte do que é possível fazer com nossa plataforma de dados de desenvolvedores.
Para ver mais anúncios e obter as atualizações mais recentes do produto, visite nossa página Novidades.
Vá para o hub MongoDB.local para ver onde apareceremos em seguida.